Crixti’s Jardim

As fases de uma nova vida do meu Jardim

Olá mundo!

bola.jpg   Este blog surge com o intuito de acompanhar a remodelação que pretendo fazer no jardim da minha casa.

As ideias que ocorrerem, as ideias rejeitadas, aquelas que não se aplicam neste caso mas que não deixam de ser interessantes , os trabalhos necessários, os problemas que surgirem, outras curiosidades aplicáveis talvez no próximo projecto, serão guardadas aqui…

Este meu jardim já existe, tem 5 anos, foi criado ao meu gosto mas dentro dos parâmetros normais e agora apetece-me dar-lhe uma volta. É uma ideia que tem duas hipóteses: ou resulta bem ou resulta muito mal…

Sempre tive este sonho de criar um jardim diferente e desta vez vou experimentar: criar um jardim ecológico.

Como princípios conceptuais :

  1. As plantas a seleccionar são as espontâneas nas redondezas;
  2. pretendo evitar ao máximo as exigências de manutenção;
  3. evitar a necessidade de regas;
  4. que o jardim conjugue o belo e o útil em partes iguais de um modo simbiótico.

O espaço a ajardinar em volta da casa, é formado por 4 áreas distintas no caracter e na função.

Essas 4 áreas já existem e vão manter-se após a remodelação, talvez com proporções diferentes, nalguns casos:

  • Jardim das boas vindas
  • Jardim de passagem
  • Horta
  • Jardim como zona de estadia

Algumas das plantas existentes serão mantidas, pois sou incapaz de me desfazer delas. Já fazem parte da nossas histórias e as que vierem terão que partilhar o espaço com elas. Daí, que vão surgir alguns ‘registos fora de tom’, entre espontâneas e ornamentais, mas é um risco que vou procurar contornar.

Janeiro 25, 2008 Posted by | O meu jardim | , | Deixe um comentário